Abertura em Vias
Procedimento de Solicitação de Licença para Abertura de Pavimentos em Vias Públicas
1) Envio de documentos:
A solicitação de Licença para Abertura de Pavimentos em Vias Públicas deverá ser encaminhada para o e-mail licenca.dcvu@portoalegre.rs.gov.br, intitulado “Licença DCVU – (Logradouro) – (Empresa solicitante)â€.
A Licença deverá ser solicitada por logradouro.
Os arquivos listados abaixo devem ser anexados no e-mail, ou através de link (drive), no formato PDF, unificado e assinado digitalmente.
- Requerimento de Licença para Abertura de Pavimentos em Via Pública: preenchido digitalmente, carimbado e assinado (pelo órgão solicitante e executor da obra). Documento disponÃvel para download clicando AQUI;
- Memorial descritivo: descrição de como será realizada a execução da repavimentação, devendo preservar as caracterÃsticas do pavimento original, bem como seguir as orientações do Caderno de Encargos do MunicÃpio de Porto Alegre e do Decreto nº 11.203/1995 – regulamento para a execução de qualquer tipo de obras ou serviços em logradouros públicos;
- Projeto: contendo a localização e croqui das áreas onde ocorrerão as intervenções no pavimento. Deve constar no croqui o logradouro e os cruzamentos adjacentes;
- Seção transversal (em corte): demonstrando as camadas de repavimentação;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (CREA) ou Registro de Responsabilidade Técnica (CAU);
- Licença de Instalação ou Implantação emitida pela SMAMUS. Caso a obra esteja isenta de licenciamento ambiental, deverá apresentar Declaração de Isenção emitida pela SMAMUS. Quando as intervenções forem em locais de interesse Histórico-Cultural o requerente deve apresentar licenciamento junto ao IPHAN.
- Projeto de sinalização provisória de obra, juntamente com a ART, conforme legislação vigente e orientações da EPTC.
2) Análise da Documentação:
Após o recebimento e conferência da documentação será analisada a viabilidade da solicitação de Licença.
Sendo deferida a solicitação, será emitida a guia de recolhimento da taxa.
3) Pagamento de taxa:
Para a emissão da Licença DCVU deverá ser recolhida uma taxa, através de guia de recolhimento DAM – Documento de Arrecadação Municipal, com valor variável dependendo da área de intervenção, de acordo com a Lei Complementar 786/2015, clique AQUI.
Faixas em m² |
Valor por Licença em UFMs |
0 - 100 |
100 |
101 - 200 |
200 |
201 - 300 |
300 |
301 - 400 |
400 |
401 - 500 |
500 |
501 - 1000 |
1.000 |
1001 – acima |
2.000 |
UFM – Unidade Fiscal Municipal
A guia de recolhimento será disponibilizada através de processo eletrônico SEI;
Após o pagamento da taxa, o comprovante deverá ser encaminhado para o e-mail licenca.dcvu@portoalegre.rs.gov.br
4) Emissão da Licença DCVU:
Após o recebimento do comprovante da taxa de recolhimento, será emitida a Licença para Abertura de Pavimentos em Vias Públicas pela DCVU e disponibilizada através de processo eletrônico SEI.
Após a emissão da Licença não será permitido a inclusão de novos trechos ou áreas de intervenções.
5) Licenciamento EPTC:
Após a emissão da Licença DCVU o processo eletrônico SEI será encaminhado para a EPTC.
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Procedimento para prorrogação de prazo da Licença para Abertura do Pavimento em Vias Públicas
1) Envio de documentos:
Deverá ser encaminhado ofÃcio para a licenca.dcvu@portoalegre.rs.gov.br solicitando a prorrogação da Licença DCVU, exclusivamente em formato PDF. O limite máximo do prazo é de 90 dias para cada renovação.
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2) Emissão da prorrogação da Licença DCVU:
Após o recebimento do ofÃcio será analisada a solicitação de prorrogação de prazo da Licença para Abertura do Pavimento em Vias Públicas. Sendo deferida a solicitação será disponibilizada através de processo eletrônico SEI a prorrogação de prazo.
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3) Licenciamento EPTC:
Após a emissão da prorrogação de prazo Licença DCVU o processo eletrônico SEI será encaminhado para a EPTC.
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Observação:Â
Antes de realizar intervenção na via pública, o solicitante/executor deverá consultar possÃveis interferências com redes pré-existentes. Todo e qualquer dano causado as redes existentes será de sua responsabilidade.
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DMAE: Consultas ao cadastro do DMAE podem ser realizadas presencialmente no endereço Rua Dr. Gastão Rhodes, 188, sala 12, ou nos e-mails:
cadastro.agua@dmae.prefpoa.com.br eÂ
cadastro.esgoto@dmae.prefpoa.com.br.
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SULGÃS: Consulte o site da Sulgás, https://digital.sulgas.com.vc/maps/, em caso de confirmação da existência de redes de gás no local, acione a SULGÃS para orientações através do número: 0800 54 197 00.
Contato ELC-DCVU-SMSURB:
E-mail: licenca.dcvu@portoalegre.rs.gov.brÂ
Fone:Â (51) 3289-8507