Árvore com risco de queda é removida em Porto Alegre

22/03/2019 10:42
Cristine Rochol/PMPA
SMSURB
Ação foi em frente ao Centro de Saúde Modelo, na Avenida Jerônimo de Ornelas

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Equipe de Manejo Arbóreo, realizou na tarde desta quinta-feira, 21, a remoção de uma árvore localizada em frente ao Centro de Saúde Modelo, na Avenida Jerônimo de Ornelas, 55, no bairro Santana. A ação contou com o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e foi solicitada pelos funcionários do Centro, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme os técnicos da SMSUrb, a árvore apresentava raiz necrosada e possibilidade de queda, o que poderia colocar os pedestres e pacientes em risco. 

“Logo que fomos acionados nesta quinta-feira, deslocamos as nossas equipes próprias para realizar a retirada do vegetal. O novo contrato de manejo arbóreo, iniciado nesta gestão, além de ampliar os serviços de podas em toda a cidade, possibilita atuarmos com maior brevidade em casos de urgência e emergência ”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Contrato de podas - Desde 2015, a prefeitura não contava com contrato de podas em vias públicas. O novo contrato que iniciou em junho de 2018 ampliou de sete para 15 equipes, que passaram a atuar em três focos: árvores com risco de queda; serviços preventivos em grandes ruas e avenidas; e atendimento das demandas do 156. 

Desde então, a capacidade de atendimento foi mais que dobrada, passando de cerca de 400 para 1.200 atendimentos por mês. A prefeitura reforça a importância do registro das demandas, através do Sistema Fala Porto Alegre 156, visando que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam agendar vistorias e futuras intervenções.

 

Rafaela Redin

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes