Blitz tira das ruas veículos de coleta clandestina de resíduos

18/02/2020 17:32
Divulgação / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Foram autuados seis veículos que transportavam resíduos

Em uma ação conjunta na manhã desta terça-feira, 18, na avenida Sertório, 350, equipes da prefeitura buscaram o combate à coleta clandestina de resíduos. Foram abordados e autuados seis veículos que transportavam resíduos, sendo três deles guinchados e com a carga recolhida. Três Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRVLs) e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também foram recolhidos. Esta é a primeira blitz de 2020 promovida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), através do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal (GM). 

“No decorrer do ano, faremos várias ações a fim de inibir essa coleta que tanto prejudica a cidade. Além de causar riscos, pelas condições dos veículos, muitos destes resíduos carregados pela coleta clandestina são despejados irregularmente em outros pontos da Capital, transformando os locais em focos de lixo, cuja limpeza custa mensalmente R$ 1,8 milhão aos cofres públicos”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário.

Na ação desta terça, os agentes tiveram atenção especial a detalhes dos veículos que também causam riscos à população. “Cinco apresentavam pneus carecas, dois estavam sem os equipamentos obrigatórios, um com lacre de identificação rompido, além de dois condutores sem CNH e um sem a categoria específica para prestação do serviço”, explica o coordenador de Operações Especiais da EPTC, Leandro Barbosa.

Conforme Ramiro Rosário, entre os veículos com o CRVL recolhido, por exemplo, também foi autuada uma empresa que presta serviços ao próprio DMLU e que apresentava pneus carecas. “Ações como esta demonstram que estamos atentos, fiscalizando e cobrando, sim, de todos os envolvidos”, complementa o titular da pasta de zeladoria.

“O objetivo com a ação também é aumentar o quantitativo de recicláveis coletados pelo departamento e encaminhados as 16 Unidades de Triagem (UTs) regulares e contratadas. A renda obtida com a comercialização dos resíduos pelas UTs ajuda a sustentar cerca de 600 famílias”, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza. Das 1.151 toneladas de resíduos recolhidas diariamente, apenas 56 toneladas são de resíduos recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva.

Denúncias - Para auxiliar a prefeitura no combate à coleta clandestina e o descarte irregular de resíduos, o DMLU recebe denúncias e reclamações pelo Sistema Fala Porto Alegre - fone 156 ou pelo aplicativo #Eu Faço POA. O envio de imagens ou fotos podem auxiliar na identificação dos infratores.
 

 

Rafaela Redin, Adriana Machado e Gabriela Duarte

Taís Dimer Dihl