Furto de cabos prejudica iluminação no Parque Marinha

04/07/2022 19:34
Divulgação SMSURB / PMPA
Furto de cabos prejudica iluminação no Parque Marinha
Pelo menos oito postes foram danificados

A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a concessionária IPSul constataram nesta segunda-feira, 4, o furto de cabos em postes do Parque Marinha do Brasil. Os atos de vandalismo foram registrados na área norte do parque, que ainda não foi contemplada pelo plano de modernização da iluminação. Pelo menos oito postes foram danificados.

Nesta segunda, foi feita uma vistoria prévia dos estragos e uma nova avaliação técnica será realizada na terça, 5. O conserto deverá ser feito ainda esta semana. 

A Guarda Municipal tem reforçado as patrulhas em pontos estratégicos, praças e parques da cidade visando combater os furtos e roubos de fios elétricos. Também atua de forma integrada com as forças policiais do Estado para coibir estes delitos e desarticular a cadeia de receptação.

Em caso de luzes apagadas, os contribuintes podem pedir o conserto pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção estão devidamente uniformizadas e identificadas. Em caso de situação suspeita de furto de fiação ou poste, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153.

Revitalização - Por meio da concessionária IPSUL, a SMSUrb está finalizando a segunda etapa de revitalização da iluminação do Parque Marinha que contempla a área sul, com a instalação de cerca de 250 lâmpadas de LED, além da instalação de 78 novos postes de quatro metros e dois postes de 12 metros de altura. A modernização ainda terá cerca de 2,6 mil metros de rede subterrânea.

Parte da modernização da iluminação do parque já ocorreu numa primeira etapa, entre agosto do ano passado a março deste ano, nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 postes de seis metros, 25 postes de oito metros, dez postes de dez metros, dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o local no fim do dia.

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins