Iluminação do Parque Marinha é revitalizada 

12/01/2022 12:08
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Nova iluminação em LED também contribui para a segurança do parque

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da concessionária IPSul, concluiu a primeira etapa da restauração da iluminação do Parque Marinha do Brasil. As áreas sudeste e oeste do parque foram as primeiras a serem concluídas e esta semana já começaram a operar com nova iluminação em LED. 

Os serviços iniciaram em agosto de 2021 e, até agora, mais de mil metros de rede subterrânea foram restabelecidos. Além disso, a concessionária recuperou 22 postes de 4 metros, 43 postes de 6 metros, 25 postes de 8 metros, 10 postes de 10 metros, 2 postes de 12 metros, 77 luminárias de 37W e 113 luminárias de 30W. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o parque no fim do dia.

“Com o trecho 3 da Orla do Guaíba pronto, o movimento aumentou bastante na região e, nesse calor, muita gente aproveita esse espaço durante a noite. A recuperação da iluminação do Marinha é mais uma contribuição para deixar toda toda a área mais segura. Além disso, estamos trabalhando com ferramentas para dificultar o furto de fios e o vandalismo, problema recorrente no parque”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Além das luminárias e instalações novas, a área recebeu o piloto de um sistema de telegestão, que permitirá monitoramento 24 horas pelas equipes da IPSul. O sistema permite ligar e desligar uma luminária e sinaliza eventuais problemas no ponto, incluindo furto de cabos. 

A segunda etapa está prevista para começar até o final de março, com a restauração da parte sul do parque. 

Modernização - A prefeitura de Porto Alegre iniciou o plano de modernização da iluminação pública no fim de julho de 2021, resultado da parceria público-privada com a concessionária IPSul. 

O projeto consiste na substituição de lâmpadas comuns por outras de LED, mais modernas e econômicas. Na primeira etapa, 63 bairros serão atendidos e a prioridade são as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH). Até agora, mais de 24 mil pontos já foram substituídos em 46 bairros da cidade. 

Dayanne Rodrigues

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes