Mais de 300 furtos de equipamentos prejudicam iluminação dos parques em três anos

05/12/2025 09:49

Nos últimos três anos, 319 ocorrências de furto de fios e luminárias foram registradas nos parques Farroupilha (Redenção), Marinha do Brasil e Moinhos de Vento, impactando diretamente a iluminação e a segurança desses espaços públicos. Somente em 2025 são 116 registros, segundo levantamento da IPSul, concessionária responsável pela iluminação pública da Capital por meio de parceria público-privada com a Prefeitura de Porto Alegre.

O Parque Moinhos de Vento lidera o número de casos, com 116 furtos de cabos e luminárias no período analisado. Em seguida aparecem o Parque Marinha do Brasil, com 81 ocorrências, e o Parque Farroupilha (Redenção), com 72 registros. Na Redenção, sete dos furtos ocorreram na estação de energia próxima à avenida Setembrina, o que deixou trechos do parque sem iluminação em diversas ocasiões.

Além dos parques, o problema atinge outras áreas da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), 3,3 mil metros de fios de iluminação pública foram furtados somente neste ano, até o mês de outubro. 

“Esse tipo de crime atinge diretamente o patrimônio público e a segurança da população. A prefeitura está unindo esforços no combate a essas ocorrências, com a participação de várias secretarias, e a comunidade pode contribuir realizando denúncias pelos nossos canais”, destaca o secretário da SMSUrb, Vitorino Baseggio.

Como medida de prevenção, a IPSul já iniciou a substituição de postes de quatro metros por modelos de seis e oito metros nos parques Moinhos de Vento e Marinha do Brasil. Equipes também realizam manutenções periódicas nos locais. Os três parques contam com bases da Guarda Civil Metropolitana, monitoramento por câmeras e rondas dos agentes de segurança pública.

A Prefeitura reforça a importância da denúncia para coibir esse tipo de crime. As ocorrências podem ser informadas pelo telefone 156 (Central do Cidadão), 153 (Guarda Civil Metropolitana), pelo aplicativo Ilumina POA, da IPSul, ou pelo site ipsulpoa.com.br.

 

Daniela Siqueira

Cristiano Vieira