Novo contrato de podas prevê serviço inédito de remoção de tocos

10/03/2020 14:26
Jefferson Bernardes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos vistoriaram trabalhos no bairro Cidade Baixa

O prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou, nesta terça-feira, 10, os trabalhos de podas e supressões de árvores em vias públicas e áreas municipais. Junto com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ele vistoriou o serviço na Rua da República, em frente à Fundação Pão dos Pobres, no bairro Cidade Baixa. A novidade do contrato é o destocamento, ou seja, a remoção de tocos de árvores ficam sobressalentes nas calçadas após o corte - um serviço nunca realizado na cidade.

“Estamos ampliando os serviços à área de zeladoria, com contratos mais modernos e incremento de tecnologias, além de ferramentas que possibilitam maior fiscalização e controle, tal como pagamento por produtividade”, afirma o prefeito. O valor do contrato com a Verdam Eireli, empresa habilitada pela Superintendência de Licitações e Contratos, é de R$ 4,9 milhões anuais, com duração de um ano e possibilidade de renovação de até 60 meses. Os trabalhos se iniciaram em 2 de março.

A previsão é de que as equipes alcancem uma média superior a 2 mil podas e supressões por mês, além de 125 destocamentos, totalizando 1.500 raspagens de tocos e raízes por ano. A repavimentação e conserto do passeio após o destocamento serão feitos com apoio da Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU), da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), que selecionou os primeiros pontos para intervenções, a fim de facilitar a acessibilidade dos pedestres nas calçadas.

Em vez das atuais oito equipes terceirizadas e sete próprias - que faziam 1,8 mil serviços mensais -, o novo contrato prevê 11 times contratados, além dos sete próprios. A prioridade para destocamento são locais de risco em áreas públicas, locais com problemas de acessibilidade (que não são públicos, mas que apresentam problemas sérios de risco) e vias de grande fluxo de pedestres.

Fiscalização - Todas as atividades são planejadas e fiscalizadas pela Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Caberá à empresa contratada atuar em áreas e vias públicas, praças, verdes complementares, encostas e morros de responsabilidade do Município. Também estão incluídas a poda de árvores em parques, que até então era responsabilidade das equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a destinação final e correta dos resíduos produzidos. 

“Os contratos geridos pela SMSUrb contam com inovações e avanços importantes para a cidade: caminhões equipados com GPS, fotos do antes e do depois dos serviços, além do ponto biométrico para os servidores. A exemplo do primeiro contrato firmado na gestão Marchezan, neste também seguimos com equipes de plantão, para o atendimento a casos decorrentes de eventos climáticos ou acidentes de trânsito, devolvendo a normalidade da circulação em curto espaço de tempo”, destaca o secretário Ramiro Rosário. 

Último contrato - Desde 2015, Porto Alegre não tinha contrato terceirizado para podas e supressões. O primeiro firmado pela gestão Marchezan foi em junho de 2018, com valor inicial de R$ 3,3 milhões e três focos principais: o atendimento a cerca de 400 casos de urgência e emergência, de árvores com risco grave de queda; serviços preventivos em grandes ruas e avenidas, priorizando vias com maior circulação; e protocolos gerados via 156. Além disso, pelo menos uma praça por semana recebe serviços de podas, levantamento de copa, reequilíbrio, retirada de galhos secos, controle de erva de passarinho e remoção.

Como solicitar serviços - Todas as demandas de manejo arbóreo devem ser registradas por meio do Sistema Fala Porto Alegre 156, via telefone ou app Eu Faço POA, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam agendar vistorias e intervenções.

  

 

Lissandra Mendonça e Rafaela Redin

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes