Novos dispositivos de segurança serão instalados para coibir furtos de cabos e luminárias 

14/04/2022 09:22

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), por meio concessionária IPSUL, que administra a iluminação pública da Capital, irá instalar dispositivos de segurança para a iluminação cênica, projetada a partir do solo. Estes novos equipamentos foram desenvolvidos especialmente para os monumentos do Parque da Redenção, que haviam sido revitalizados e foram alvo de furtos e depredação no mês de março. 

Esse modelo de dispositivo será utilizado como base para todos os projetores de piso e farão parte de monumentos que vão receber a iluminação de destaque. Também será usado no próprio Parque Farroupilha (Redenção). A concessionária, em parceria com a Smsurb, está desenvolvendo outras estratégias para dificultar o furto de cabos, material muito procurado pelos vândalos.

“Toda vez que um espaço público é depredado ou é alvo de furto, a população é quem paga um preço alto, seja pela insegurança gerada pela falta de iluminação, seja pelo tempo que perdemos em retrabalho. Estamos unindo esforços para aprimorar os equipamentos e, assim, dificultar a ação dos vândalos”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Cada caso requer uma análise prévia e talvez haja a necessidade de ajustes. O dispositivo será instalado em conjunto com o equipamento, ficando totalmente fixado através da concretagem contida na instalação.

“Além de intensificarmos as patrulhas em pontos estratégicos com os agentes de segurança, também estamos investindo em tecnologia. A instalação deste novo dispositivo poderá auxiliar e muito na diminuição da criminalidade”, avalia o secretário municipal da Segurança, coronel Mário Ikeda.

Números do vandalismo -  De janeiro a abril deste ano, pelo menos 1,2 mil metros de cabos foram furtados em Porto Alegre. Esse é o dado apresentado pela concessionária IPSUL que, neste mesmo período, contabilizou o furto de pelo menos 136 luminárias. A Redenção, o Parque Marinha e o Parcão são os locais onde há maior incidência desse tipo de crime. 

A última ocorrência foi no último fim de semana, quando sete postes de seis metros e dois postes de oito metros foram derrubados no Marinha. Luminárias com lâmpadas LED e aproximadamente 500 metros de cabos foram levados. 

Na Redenção, os casos de furto e depredação foram em março, logo após a instalação da iluminação cênica em monumentos do Parque. Os pontos danificados foram: Recanto Oriental, Recanto Europeu, Obelisco Israelita e Recanto Alpino. 

Em caso de luzes apagadas, a prefeitura lembra que os contribuintes podem pedir o conserto pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção estão devidamente uniformizadas e identificadas. Caso presencie alguma situação suspeita de furto de fiação ou poste, acionar a Guarda Municipal pelo telefone 156. 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes