Pontos turísticos recebem iluminação para campanha Novembro Azul
A Travessia Getúlio Vargas, mais conhecida como Ponte do Guaíba, e a estátua em homenagem à cantora Elis Regina, na Orla Moacyr Scliar, receberam nesta semana a iluminação azul. A cor das luzes é referente à Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. A iluminação, que poderá ser vista durante todo o mês, faz parte das ações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI).
Por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), a SMSUrb instalou dois projetores com lâmpadas de vapor metálico de 250 Watts na cor azul na estátua de Elis Regina. Já na travessia da Ponte do Guaíba, foi ativado o conjunto de luzes cênicas na mesma tonalidade. “A Secretaria de Serviços Urbanos se alia a outros órgãos da prefeitura em mais esta ação, agora chamando a atenção dos homens sobre o câncer de próstata”, afirma o secretário Ramiro Rosário.
O secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, observa, com base em dados da prefeitura, que os homens buscam o
atendimento em saúde para diagnóstico de forma tardia. O período do Novembro Azul é importante para sensibilizar o público masculino de que é necessário um acompanhamento médico da saúde integral do homem regularmente”, disse.
Histórico – A Ponte do Guaíba recebeu nova iluminação no último trimestre do ano de 2017, pela Divisão de Iluminação Pública da SMSUrb. Na fase de testes, foi usado o rosa, somando-se à campanha do Outubro Rosa, cor instalada igualmente no mês passado, em 2018. Em novembro do ano passado, a ponte também ficou iluminada com a cor azul, referindo-se à campanha do Novembro Azul. No mês de dezembro, ganhou as cores laranja e vermelha, em alusão ao Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção ao câncer de pele, e ao Dezembro Vermelho, pela conscientização e combate à Aids. Na travessia, foram instalados 60 pontos de luminárias com tecnologia LED em postes curvos de 8 metros, 16 projetores de LED nos pilares do vão móvel, 800 metros de fita de LED e estrutura para energia para todos os pontos de luz.
Fabiana Kloeckner