Prefeitura dialoga com gestores de Cachoeirinha sobre lixo no rio Gravataí 

16/02/2023 17:30

Nesta quinta-feira, 16, uma comitiva da prefeitura de Cachoeirinha, liderada pelo prefeito Cristian Wasem, foi recebida na sede do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para tratar dos resíduos que chegaram ao rio Gravataí. 

Os técnicos da cidade vizinha relataram a situação e as necessidades no auxílio para destinação final do lixo. Ficou acertado que serão formalizadas as solicitações e avaliadas pelo corpo técnico e jurídico da prefeitura de Porto Alegre. Portanto, ainda não há uma definição sobre o tema, visto que os impactos financeiros e operacionais ainda estão sendo avaliados pela gestão da Capital. 

“Porto Alegre mantém diálogo aberto com os gestores de Cachoeirinha buscando uma melhor solução para o problema e está à disposição para auxiliar dentro do que for possível”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. 

Na reunião, os representantes da prefeitura da Capital defenderam que o processo deve ser coordenado pelo Governo do Estado, por se tratar de um gestão compartilhada de resíduos que se deslocam de Cachoeirinha em direção ao Guaíba pelo rio Gravataí e envolve diversos municípios. 

Encaminhamento - A prefeitura de Cachoeirinha deverá formalizar o pedido de auxílio para a gestão de resíduos. Após o recebimento dos documentos oficiais, a gestão municipal irá analisar os custos e condições operacionais para responder sobre a possibilidade de cooperação.

Dayanne Rodrigues

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes