Prefeitura inicia operação para conserto de reservatório do Dmae

03/09/2022 08:52
Aline Rimolo / PMPA
Prefeitura inicia operação para conserto de reservatório do Dmae
EPTC vai monitorar o desvio na Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante

Na manhã deste sábado, 3, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) iniciou a supressão de árvores que estão sobre o Reservatório Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento. Esta é a primeira etapa da operação que irá possibilitar a manutenção corretiva e preventiva no reservatório do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

As intervenções vão causar impactos no trânsito, que será monitorado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As equipes irão trabalhar durante o fim de semana, inclusive neste domingo, 4. Não haverá desabastecimento em função da manutenção.

Para preservação do talude de contenção serão removidas três árvores de médio e grande portes que estão sobre o reservatório, localizado sob as quadras do Parque Tenístico José Montaury, entre as ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Mariante e Miguel Tostes. A supressão foi autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) e é de conhecimento da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A remoção das árvores das espécies falsa seringueira, paineira e cocão deverá ter duração de, pelo menos, 15 dias.

Trânsito - A EPTC vai monitorar o desvio na Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante, ajustando os tempos semafóricos conforme o movimento do tráfego. O bloqueio total da rua Mostardeiro ocorrerá das 7h30 às 17h, a partir deste sábado, 3, e deve seguir pelas próximas duas semanas.

Os motoristas devem fazer o desvio pela rua Miguel Tostes, rua Castro Alves e rua Mariante. Será permitido o acesso local aos edifícios localizados na quadra bloqueada. 

A EPTC orienta os motoristas a evitarem a saída do Centro pela parte alta (avenida Independência) neste período, optando pelas saídas pela parte baixa: avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria, João Pessoa ou Túnel da Conceição e avenida Osvaldo Aranha.

Há previsão de lentidão na Mostardeiro, av. Independência e região. O desvio disponível não possui a mesma capacidade viária da Mostardeiro, que tem quatro faixas de rodagem.

As alterações na região e as orientações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Manutenção do reservatório - Após a supressão dos vegetais, o Dmae inicia a escavação de cinco metros no leito da rua Mostardeiro para acesso à tubulação de saída do reservatório. O serviço de manutenção estrutural tem previsão de conclusão em 25 de setembro, se as condições climáticas permitirem.

A manutenção no reservatório, com limpeza no fundo e paredes da estrutura, começou no início de julho, após ações operacionais para localizar a origem de uma fuga d’água na rua Mostardeiro. Durante a manutenção, foi possível detectar a existência de vazamento na tubulação de saída da água, no chamado cone do reservatório.

Abastecimento - O reservatório está vazio e isolado desde o início de julho, após manobras que permitem, temporariamente, a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Ventos apenas com a utilização do reservatório Palmeira.

Após o conserto da tubulação, encerramento do serviço, impermeabilização e carga do reservatório, poderá haver turbidez na água distribuída na região. Serão realizados processos sequenciais de lavagem e expurgo do reservatório.

O reservatório Mostardeiro abastece os bairros Auxiliadora, Azenha (parte), Bela Vista (parte), Bom Fim, Centro Histórico (parte), Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Moinhos de Vento (parte), Petrópolis (parte), Rio Branco (parte), Santana (parte), Santa Cecília e São João (parte).

Confira aqui mais informações.

 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes