Prefeitura inicia recuperação do asfalto na avenida Nilo Peçanha 

08/07/2021 10:56
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Trecho recuperado será de dois quilômetros

As equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) iniciaram nessa quarta-feira, 7, a requalificação asfáltica na avenida Nilo Peçanha. O trecho recuperado será de dois quilômetros, entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê. Agora, as equipes atuam no trecho entre a rua Antônio Carlos Berta e a avenida Ipê. 

“Esse trabalho não se limita à troca do asfalto. A avenida Nilo Peçanha vai passar por uma recuperação da estrutura nos pontos onde foi identificada essa necessidade. Quem circular pelo trecho agora, vai ver nossas equipes retirando o asfalto antigo para recuperar a base. Só depois irão aplicar o asfalto novo. Estamos trabalhando para que o serviço seja o mais breve possível e assim evitar incômodo aos motoristas. A requalificação asfáltica que estamos fazendo garante mais durabilidade ao pavimento, além de trazer mais conforto e segurança para quem trafega na região”, explicou o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Também serão instaladas sete placas de concreto em paradas de ônibus. O concreto é mais resistente, ideal para o trânsito de veículos pesados e tem durabilidade de até 30 anos. 

O serviço também prevê a construção de 38 rampas de acessibilidade, além da limpeza de 993 metros de redes de drenagem e de 67 bocas de lobo. O investimento é de R$ 3.606.440. 

Programa de Requalificação de Pavimentos - O programa foi criado para requalificar grandes avenidas e vias secundárias, prevendo dois tipos de recuperação: a estrutural e a funcional. A recuperação estrutural envolve o estudo prévio das vias e, a partir desta análise, são elaborados projetos que indicam os tipos de serviços necessários e os pontos onde serão executados. As equipes retiram o asfalto antigo, num processo chamado de fresagem, fazem a recuperação da estrutura da via para só depois aplicar o asfalto novo. 

A recuperação funcional ocorre quando não há necessidade de manutenção na estrutura do pavimento. O asfalto antigo também é retirado, mas, nesse caso, as equipes fazem o revestimento do asfalto apenas na camada de rolamento.

Além da avenida Nilo Peçanha, a Smsurb está recuperando outras dez vias de Porto Alegre: avenida Juca Batista, avenida Cavalhada, estrada Costa Gama, av. Edgar Pires de Castro, estrada João de Oliveira Remião, avenida Bernardino Silveira Amorim, rua Ramiro Barcelos, rua Casemiro de Abreu, rua Artur Rocha e rua Vasco da Gama.

Obras do Dmae na avenida Nilo Peçanha - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também realiza obras na avenida Nilo Peçanha em outro trecho da via. As obras de Macrodrenagem do Arroio Areia ocorrem entre avenida Teixeira Mendes até a rua José Antônio Aranha e são necessárias para amenizar alagamentos históricos nas zonas Norte, Noroeste e Leste. Saiba mais aqui.

 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes