Prefeitura inicia serviço para asfaltamento em rua do bairro Ponta Grossa

29/12/2022 14:28

Nesta quarta-feira, 28, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Departamento Municipal de Ãgua e Esgoto (Dmae) reuniram-se na rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, no bairro Ponta Grossa, para dar início ao serviço de asfaltamento de 400 metros da via.

O asfaltamento desse trecho é uma demanda antiga da comunidade. Também conhecida como rua 1, a Dorvalina é uma das principais ligações da avenida Principal da Ponta Grossa com o interior do bairro e é pavimentada em saibro. 

Para possibilitar a aplicação do asfalto, o Dmae fez a remoção de resíduos e desobstrução de redes de drenagem. Os técnicos também trabalharam na regularização do esgoto cloacal e irão instalar uma rede pluvial de 20 metros no início da via, que será alargada.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, explica que a medida vai trazer mais qualidade ao trânsito da região, que fica prejudicado em dias de chuva. Por outro lado, a prefeitura também economiza recursos que hoje são gastos com o patrolamento recorrente. Garcia também enfatiza a importância do trabalho transversal entre diferentes setores da prefeitura. “O asfalto é a parte mais rápida e pode ser feita em poucos dias. Mas essa etapa só pode começar após a regularização de redes de drenagem, o que já está sendo concluído. Estamos dialogando diretamente com a comunidade para que todos colaborem, pois o transtorno passa, mas o benefício dessa intervenção é duradouroâ€, afirma o secretário. 

Nos próximos dias, as equipes da SMSUrb vão trabalhar na preparação da base que irá sustentar o asfalto. A etapa seguinte é a instalação de meio-fio e, por fim, a camada asfáltica na pista, que possui seis metros de largura. O projeto também inclui a construção de um passeio para facilitar o trânsito de pedestres. A previsão é que o serviço seja concluído até fevereiro de 2023.

 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins