Prefeitura revitaliza floreiras no Centro de Porto Alegre

15/04/2021 08:50
Luciano Lanes/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Revitalização do Centro Histórico é um dos projetos prioritários do Governo

A prefeitura iniciou neste semana um projeto piloto de revitalização de floreiras em espaços públicos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) em parceria com as secretarias de Parcerias (SMP) e Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS). O primeiro local contemplado é a travessa Mário Cinco Paus, localizada atrás do prédio da prefeitura. Foram revitalizadas quatro floreiras com mudas do viveiro municipal. A mão-de-obra foi realizada pelo DMLU. 

Foram plantadas mudas de grama-preta (Ophiopogon japonicus) e Buxinho (Buxus sempervirens L.), escolhidas e definidas após avaliação das condições de sombreamento e espaço disponível.

"Essa transversalidade entre secretarias mostra a preocupação do poder público em embelezar a nossa cidade, especificamente o nosso Centro Histórico, que é um local de grande fluxo de pessoasâ€, destaca o  secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, que lembra ainda que a SMSUrb tem trabalhado com foco na zeladoria da cidade para levar aos porto-alegrenses uma cidade mais limpa e bonita de se viver.

A titular da SMP, Ana Pellini, ressalta que está sendo feito um esforço para que os espaços revitalizados pela prefeitura possam ser mantidos mediante parcerias com a sociedade civil ou empresas. “Estamos fazendo uma busca ativa por parceiros que queiram se unir à administração pública na qualificação dos espaçosâ€, afirma.

Os próximos locais que vão receber essa revitalização são o terminal de ônibus Parobé, a parte de baixo da elevada da Conceição e o canteiro em frente à rodoviária. O projeto deve se estender a outros pontos do Centro e demais bairros de Porto Alegre.

 

Marcelo Noms

Elisandra Borba