Trezentas praças já foram revitalizadas em Porto Alegre

07/06/2023 15:45
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Meta da prefeitura é trabalhar em outras 150 áreas de lazer este ano

O cronograma de revitalização de praças na Capital já contabiliza 300 espaços recuperados desde 2021. Este ano, a meta é trabalhar na reforma de outras 150 áreas de lazer em diferentes bairros. As empresas que prestam serviços para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atuam em três lotes na cidade: Norte, Centro-Leste e Lote Sul e Extremo-Sul. As áreas também integram os playgrounds de parques, que fazem parte do cronograma de reformas.

“A qualificação de espaços de lazer é um dos pilares da SMSUrb. A gente entende que esses locais são fundamentais nos bairros e na integração das comunidades. A ampliação de equipes de trabalho vai possibilitar uma resposta mais ágil para as demandas. Se continuarmos nesse ritmo, a nossa ideia é não só alcançar, mas ultrapassar a meta proposta de 150 praças recuperadas este ano”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Desde maio, os serviços ainda recebem o apoio de servidores do quadro e de três equipes terceirizadas para trabalhos rápidos. Os grupos são compostos por carpinteiros, pintores, serralheiros e um técnico em edificações que fazem o deslocamento em veículos fornecidos pela terceirizada. O objetivo é auxiliar os funcionários do quadro em reparos pontuais, como pintura de brinquedos e pequenas reformas. O foco da terceirizada é atender aos pedidos que chegam pelo sistema 156 e também pelos prefeitos de praças.

A recuperação e pintura de bancos, lixeiras e brinquedos estão entre os principais serviços realizados. O trabalho também inclui a manutenção de passeios, escadas e reparos em quadras esportivas, como a troca da tela e demarcação para os jogos esportivos. As praças ainda passam por capina e roçada regularmente, além da manutenção da iluminação.

Iluminação em LED e novos brinquedos - O plano de modernização da iluminação pública da Capital, fruto da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a concessionária IPSUL, já contemplou 596 praças cadastradas. Nestes locais, a iluminação existente passou a ser com lâmpadas de LED.

Outra mudança que ocorre de maneira gradativa nos espaços de lazer é em relação aos novos modelos de brinquedos, mais modernos e interativos. Os aparelhos, no entanto, só serão instalados na medida em que houver necessidade de substituição dos brinquedos antigos. Além disso, a prioridade serão os playgrounds de parques em razão do número de circulação de pessoas. Os playgrounds dos parques Parque Germânia, Marinha e Mascarenhas, Praça Maurício Zaducliver e Orla do Lami já estão com os novos modelos de brinquedos.

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes