156 WEB é a plataforma de atendimento da prefeitura que mais cresceu este ano

12/03/2021 08:51
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Ferramenta oferece mais agilidade ao cidadãos

O 156 WEB é a plataformas de atendimento da prefeitura que mais cresceu em 2021 em relação ao mesmo período de 2020. O aumento se justifica pelo investimento da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) em melhorias contínuas para o canal.

Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, o foco é ouvir o cidadão, especialmente as sugestões do que e como gostaria de acessar. Ela ressalta que os mapeamentos também ocorrem por meio do 156 tele, e-mails e 156 chat. “Somente neste ano já tivemos 486 interações em janeiro e 1.211 em fevereiro. Em 2020, tínhamos uma média de 202 interações mensaisâ€, afirma.

O secretário da pasta, Gustavo Ferenci, destaca que sucesso do 156 WEB também deve-se ao fato de oferecer mais agilidade ao atendimento das pessoas. “Trata-se de um canal de atendimento direto, sem a necessidade de fazer uma ligação telefônica ou se deslocar até os órgãos municipais. Não precisa instalar aplicativos, basta acessar site da prefeitura.

Serviços - Ferenci lembra, ainda, que são 43 serviços disponíveis para que o cidadão registre sua solicitação, agrupados em oito assuntos: água e esgoto, animais, árvores, iluminação pública, limpeza urbana, mobilidade urbana, praças e saúde. “Ao final, é gerado um número de protocolo pelo qual o solicitante poderá acompanhar as etapas de sua demanda e receber o retorno da prefeituraâ€, conclui o secretário.

O 156 WEB conta com o chat 156, no qual o cidadão consegue falar com um atendente para solucionar dúvidas e consultar informações. O serviço tem atendimento gratuito, com funcionamento 24 horas nos sete dias da semana.

Lisie Venegas

Andrea Brasil