Atendimento 156 recebe mais de 10,7 mil ligações na semana

12/08/2022 11:20

Na semana entre 5 e 11 de agosto, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 10.707 ligações. A maior parte - 34,88% dos contatos - teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), apresentação de condutor infrator e obstrução de vias também representaram demandas significativas (28,87%). "A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e Covid-19", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 18% dos pedidos.

Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (12,25%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (6,07%).

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água, conservação de vias com asfalto e conservação de vias não pavimentadas. 

WhatsApp -  Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 5 e 11 de agosto, a Ouvidoria recebeu 162 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Angela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore e tapa buraco, água e saneamento e foco de lixo e capina. 


 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça