Atendimento 156 recebe mais de 11,7 mil ligações em uma semana
Na semana entre 18 a 24 de novembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 11.751 ligações. A maior parte (41,58% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água (emissão de segunda via e trocas de titularidade), verificação de falta no fornecimento e verificação de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, sinalização de trânsito e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (24,14%). "A população questionou também sobre atendimento nas unidades de saúde, locais e horários de vacinação e como se dá a forma de atendimento aos acamados”, comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 14,88% dos pedidos.
Os contatos pediram informações também sobre IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica, débito tributário e atualização de cadastro (10,74%). Também coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), coletas de caliça, capina e roçada e varrição em vias públicas (8,66%).
De acordo com a coordenador da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Gilvan Marques, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial e descarte irregular de lixo.
WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 18 a 24 de novembro, a Ouvidoria recebeu 147 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviçoes urbanos (poda de árvore), saneamento, saúde e educação.
Cristiano Vieira