Atendimento 156 recebe mais de 11,9 mil ligações na semana

15/07/2022 14:29

Na semana entre 8 e 14 de julho, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 11.941 ligações. A maior parte (41,81% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, recursos de multas, apresentação de condutor infrator e calçadas também foram demandas significativas (22,62%)." A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e Covid-19", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 19,45% dos pedidos.

Além disso, foram solicitadas Informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (10,60%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (5,53%). 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, tapa-buraco e descarte irregular.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins