Atendimento 156 recebe mais de 12,8 mil ligações em uma semana

16/12/2022 11:07

Na semana entre 9 a 15 de dezembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 12.881 ligações. A maior parte (40,73%) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta no fornecimento e verificação de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, sinalização de trânsito e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (21,75%). "A população questionou também sobre atendimento nas unidades de saúde, locais e horários de vacinação, formas de acesso, informações gerais e informações sobre teste de Covid-19", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 17,87% dos pedidos. 

Os contatos pediram informações também sobre IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica e atualização de cadastro e débito tributário (17,87%). Coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), coletas de caliça, capina e roçada e varrição em vias públicas representaram 8,66% das ligações.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água e descarte irregular de lixo. 

WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 9 a 15 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 118 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM a maior parte diz respeito a serviços urbanos, (poda de árvores), saneamento, educação e saúde.
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça