Atendimento 156 recebe mais de 13,3 mil ligações na semana

29/07/2022 12:45

Na semana entre 22 e 28 de julho, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 13.382 ligações. A maior parte (41,70% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro.  Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), cartão TRI social, apresentação de condutor infrator e calçadas também representaram demandas significativas (22,92%). "A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e Covid-19", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 19,63% dos pedidos.

Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (9,29%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (6,45%). 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, patrolamento e descarte irregular. 

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 22 e 28 de julho, a Ouvidoria recebeu 196 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Angela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à água e esgoto, vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; limpeza urbana, saúde e trânsito e transporte.

Cláudia Fleury

Cristiano Vieira

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