Atendimento 156 recebe mais de 14,1 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 29 de 2023 até 4 de janeiro de 2024. Foram recebidas 14,1 ligações, a maior parte para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), com cerca de (45,02%). Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, contas de água e informações gerais, verificação de hidrômetro e solicitação de ligação de água e esgoto.
Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as demandas foram relacionadas a horários e itinerários, veículos, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização, recurso de multas e acidente com vítimas (22,74%). Na saúde, os assuntos mais buscados foram atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais, acamados e informações sobre unidade de saúde (12,61%). Já na Fazenda, orientações sobre o IPTU (12,54%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), descarte irregular, coletas de caliça, capina roçada, remoção em vias públicas e remoção em área particular (7,10%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos os destaques foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água e guias do IPTU.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 29 de dezembro de 2023 até 4 de janeiro de 2024, a Ouvidoria recebeu 124 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. A maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Gilmar Martins