Atendimento 156 recebe mais de 9,3 mil ligações em uma semana
Na semana entre 16 e 22 de setembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 9.386 ligações. A maior parte (39,92% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas e calçadas) e apresentação de condutor infrator também representaram demandas significativas (30,93%). "A população questionou ainda sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e emissão de alvarás em geral”, comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 14,95 % dos pedidos. Além disso, a população perguntou sobre IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,38%). Também coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (5,82%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e falta de água.
WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 16 e 22 de setembro, a Ouvidoria recebeu 111 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Ângela Silva da Luz, a maior parte diz respeito a saneamento, poda de árvore, tapa buraco e educação.
Lissandra Mendonça