Atendimento do 156 recebe mais de 11 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 27 de maio a 2 de junho. O atendimento recebeu mais de 11.028 solicitações, maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 35,98%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta d´água e de hidrômetro.
Informações como locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, Informações gerais e emissão de alvará também foram demandas significativas (27,94%). "A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor, infração e obstrução de via (21,16%)”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. Além disso, foram solicitadas Informações gerais, guias de pagamento, nota fiscal de serviço eletrônico, IPTU/TCL e débito tributário (9,77%). Também execução urgente, vistoria urgente e poda em área particular (5,15%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal e pluvial, tapa buraco e descarte irregular.
WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.
O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços urbanos e zeladoria, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social (Fasc), iluminação pública, Procon, limpeza urbana (DMLU), agendamento da orla, dengue. São 12 serviços disponíveis.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 27 de maio e 2 de junho, a Ouvidoria recebeu 146 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto, saúde; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; limpeza urbana e trânsito e transporte.
Andrea Brasil