Atendimento do 156 recebe mais de 11,4 mil ligações em uma semana

20/05/2022 13:41
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
WhatsApp do serviço possibilita que sejam feitos registros de protocolos

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 13 a 19 de maio. Foram 11.446 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 36,89%.

Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, verificação de hidrômetro e verificação de falta d´água.

Informações como atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso e grupos prioritários também foram demandas significativas (26,67%). "A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas e defesa de autuação (21,95%). Além disso, foram solicitadas informações sobre guia de pagamento, nota fiscal de serviço eletrônico, IPTU/TCL e situação cadastral (8,82%). E mais vistoria urgente, execução urgente, poda em área particular, coletas em geral e descarte irregular (6,73%)”, destaca o títular da SMTC, Gustavo Ferenci.  

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, vistoria de árvore e tapa buraco.

WhatsApp - A prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 13 e 19 de maio, a Ouvidoria recebeu 172 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; saúde e trânsito e transporte.

 


 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça