Atendimento do 156 recebe mais de 12,5 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 17 e 23 de junho. O atendimento recebeu 12.534 solicitações, maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 31,69%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas d’água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro.
Informações como locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e grupos prioritários também foram demandas significativas (25,91%). “A população questionou ainda sobre horários e itinerários, veículos, obstrução de via, recurso de multas e calçadas (24,26%). Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (11,08%). Também agendamento para castração, atendimento para animais em risco, maus tratos, poluição do ar, do solo e poluição visual (7,06%)”, destaca o secretário Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e falta de água.
WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.
O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços urbanos e zeladoria, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social, iluminação pública, Procon, limpeza urbana, agendamento da orla, dengue e escritório de licenciamento. São 13 serviços disponíveis.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 17 e 23 de junho, a Ouvidoria recebeu 155 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, calçada, meio ambiente e atividades econômicas; trânsito e transporte e saúde.
Andrea Brasil