Atendimento do 156 recebe mais de 13,6 mil ligações em uma semana

10/06/2022 12:33
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Para usar o whatsapp do 156, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 3 a 9 de junho. O atendimento recebeu mais de 13.646 solicitações, maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 35,82%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta d´água e de hidrômetro.

Informações sobre Covid-19 e grupos prioritários, locais de vacinação, atendimento hospitalar e formas de acesso também foram demandas significativas (28,53%). "A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor, infração e obstrução de via (18,41%)”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. Além disso, foram solicitadas Informações gerais, guias de pagamento, nota fiscal de serviço eletrônico, IPTU/TCL e débito tributário (11,82%).  Também execução urgente, vistoria urgente, poda em área particular e coleta em geral (5,41%).

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal e pluvial, memorando de liberação para alteração cadastral e descarte irregular.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços urbanos e zeladoria, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social (Fasc), iluminação pública, Procon, limpeza urbana (DMLU), agendamento da orla, dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 de junho, a Ouvidoria recebeu 144 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; limpeza urbana e saúde.

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil