Atendimento do 156 recebe mais de 14,8 mil ligações em uma semana

17/06/2022 10:29
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
canais digitais do 156 facilitam a comunicação com a prefeitura

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre 10 a 16 de junho. O atendimento recebeu 14.889 solicitações, maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 35,30%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta d´água e de hidrômetro.

Informações e cadastramento para agendamento de castração de animais, também foram demandas significativas (24,91%). "A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, Informações sobre Covid-19 e grupos prioritários (17,67%). Além disso, foram solicitadas horários e itinerários de ônibus, obstrução de via, recurso de multas e calçadas (16,60%)”, destaca o Secretário da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, agendamento para castração de animais, serviços de esgoto cloacal e pluvial.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços urbanos e zeladoria, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social, iluminação pública, Procon, limpeza urbana, agendamento da orla, dengue e escritório de licenciamento. São 13 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 10 e 16 de junho, a Ouvidoria recebeu 131 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e manutenção de vias; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; saúde e limpeza urbana.

 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes