Atendimento do 156 recebe mais de 21 mil ligações em uma semana

04/02/2022 15:37

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 28 de janeiro e 3 de fevereiro. O atendimento recebeu 21,2 mil ligações, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 43,59%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro.

Segundo o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, locais disponíveis para a vacinação, vacinação infantil, atendimento hospitalar, formas de acesso e informações sobre testagem para Covid-19 foram também demandas significativas (23,61%). A população questionou ainda sobre horários e itinerários de transporte coletivo, apresentação de condutor, placas de sinalização e recursos de multas (18,18%).

"Ainda foram solicitadas informações a respeito de coletas de lixo, denúncias de descarte irregular, pedidos de capina e roçada (8,24%). Informações sobre guias de pagamento, IPTU e demais impostos em geral, sobre nota fiscal eletrônica e situação cadastral com a Fazenda representaram 6,38 % das demandas”, destaca Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto, pluvial, falta de água e recolhimento de lixo depositado em local irregular.

WhatsApp - A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; tributos e iluminação pública. 

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 190 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a água e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; limpeza urbana e saúde/Covid-19. 


 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes