Atendimento do 156 recebe quase 20 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana - de 4 a 10 de fevereiro. O atendimento recebeu 19.904 ligações, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 43,03%. Os temas mais solicitados na área foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais e verificação de hidrômetro.
"Locais disponíveis para a vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e informações sobre testagem para Covid-19 foram demandas significativas (23,84%). A população questionou ainda sobre horários e itinerários de transporte coletivo, veículos, apresentação do condutor, infração, recursos de multas e obstrução de via (16,94%)", destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Além disso, foram solicitadas informações sobre coletas de lixo, denúncias de descarte irregular, vistoria urgente de árvores, execuções de podas urgentes e capina e roçada (10,14%). E mais, informações sobre guias de pagamento, IPTU e demais impostos em geral, sobre nota fiscal eletrônica e situação cadastral com a Fazenda (6,74%).
De acordo com o coordenador da Central do Cidadão da SMTC, Gilvan Liscano Marques, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto e pluvial, falta de água e descarte irregular de lixo .
WhatsApp - A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.
O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços de Saúde; Impostos e Taxas, Iluminação Pública, Serviços Urbanos e Zeladoria, Fiscalizações, Assistência Social (Fasc), Procon, Limpeza Urbana (DMLU) e Agendamento da Orla. São 11 serviços disponíveis.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 4 a 10 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 206 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; educação; limpeza urbana e saúde/Covid-19.
Lissandra Mendonça