Atendimento do 156 recebeu mais de 16 mil ligações durante a semana

01/04/2022 12:39

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 25 a 31 de março. Foram 16.065 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 37,57%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, conta de água e verificação de hidrômetro.

Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo, veículos, apresentação do condutor, infração, recurso de multas e acidentes com vítima também foram demandas significativas (24,78%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e acamados (20,79%). ''Além disso, foram solicitadas informações sobre coletas em geral, vistoria urgente, execução urgente, descarte irregular, capina e roçada (10,04%). Também informações sobre guias de pagamento IPTU, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (6,28%)”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, denúncia de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue e reclamação de viagem de ônibus. 

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam realizados registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 25 a 31 de março, a Ouvidoria recebeu 174 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; educação e limpeza urbana e saúde.  
 
 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil