Atendimento do 156 recebeu mais de 20 mil ligações durante a semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 14 e 21 de janeiro de 2022. O atendimento recebeu mais de 20 mil ligações, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com cerca de 39%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro.
Locais disponíveis para a vacinação, atendimento hospitalar e informações sobre testagem para Covid-19 foram também demandas significativas (31%). A população questionou ainda sobre horários e itinerários de ônibus, apresentação de condutor, placas e sinalização, recursos de multas e veículos (14%). Além disso, foram solicitadas informações a respeito de coletas de lixo, denúncias de descarte irregular de lixo, pedidos de capina e roçada (8%). "Também foram solicitadas informações sobre guias de pagamento de IPTU e impostos em geral, sobre nota fiscal eletrônica e situação cadastral com a Fazenda, que representaram 6% das demandas ”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, esgoto, podas de árvores, recolhimento de lixo depositado em local irregular e tapa buracos.
WhatsApp - A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; tributos e iluminação pública. Na opção serviços de saúde, é possível entrar em contato com as unidades de saúde da Capital. Basta clicar na opção 3, submenu 5.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 14 e 21 de janeiro, a Ouvidoria recebeu 181 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a água e esgoto, vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; saúde/Covid-19 e limpeza urbana.
Gilmar Martins