Atendimentos relacionados à Covid-19 ainda lideram demandas do 156
Quase 16 mil chamadas telefônicas foram recebidas pelo fone 156 da Prefeitura de Porto Alegre durante a semana compreendida entre 12 e 18 de abril. Os pedidos de informação sobre vacina contra a Covid-19 seguem liderando a busca nas plataformas de atendimento ao cidadão, gerenciadas pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC).
De acordo com o secretário Gustavo Ferenci, na segunda colocação por solicitações de informações estão as referentes ao Dmae, como segunda via de conta e dúvidas sobre registros de reclamações. “Em seguida estão as perguntas sobre tabelas dos horários de ônibus e itinerário, além de informações a respeito dos tributos da Secretaria da Fazenda como negociações de débito, parcelamento de IPTU e acesso a certidões”, comenta.
Para a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino, as principais demandas que geraram protocolos se referem aos serviços de água e esgotos. “O descarte irregular de lixo na cidade também esteve entre os principais assuntos que resultaram em protocolo, bem como temas relacionados à poda de árvores”, destacou.
Uma das principais ferramentas de atendimento oferecidas pela prefeitura é o aplicativo (App) #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços com a máxima qualidade. Para acessar, basta baixar o App, em celulares Android ou Apple. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Procempa.
Andrea Brasil