Atrasos nas entregas impulsionam alta de atendimentos no Procon Municipal
O Procon Porto Alegre registrou aumento significativo na procura por atendimento por parte dos consumidores nos primeiros dias de 2026. Entre 5 e 20 de janeiro, foram realizados 1.790 atendimentos, o que representa uma média de 90 registros por dia - crescimento de 50% sobre os atendimentos diários contabilizados ao longo de janeiro de 2025.
Do total, 1.243 atendimentos foram presenciais, 546 ocorreram por meio eletrônico e 26 foram realizados pelo Núcleo de Superendividamento. Os dados indicam uma intensificação da demanda logo no inÃcio do ano, especialmente relacionada a problemas decorrentes das compras realizadas durante o perÃodo de festas.
De acordo com o diretor do Procon da Capital, Wambert Di Lorenzo, as principais reclamações registradas nos atendimentos eletrônicos envolvem atrasos na entrega de produtos, dificuldades para devolução, mercadorias com defeito ou avarias, problemas no estorno de valores e entregas não concluÃdas - reflexos diretos do aumento do consumo no Natal e no fim de ano.
Já no atendimento presencial, além das reclamações recorrentes sobre serviços financeiros, como empréstimos consignados, cartões de crédito e débito, destacam-se demandas relacionadas a operadoras de telefonia, casos pontuais envolvendo CEEE Equatorial e Dmae, além de um crescimento expressivo nas queixas sobre comércio em geral, lojas fÃsicas e virtuais, e serviços ligados à área de ensino e educação, em comparação com o mesmo perÃodo de 2025.
O Procon Porto Alegre atua com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), assegurando os direitos dos cidadãos em suas relações de consumo. O fortalecimento e a ampliação dos canais de atendimento - tanto presenciais quanto digitais, por meio do site - têm facilitado o acesso da população e contribuÃdo para o aumento contÃnuo da procura por orientação e solução de conflitos de consumo.
Â
Cristiano Vieira