Busca de informações por vacina lidera atendimentos do 156
Informações sobre o calendário de vacinação da Covid-19 lideraram a busca dos atendimentos nas plataformas do 156 na última semana. As principais questões estão relacionadas à idade atual para receber a vacina, datas para a segunda dose, cronograma de profissionais de saúde e os locais de drive-thru. A prefeitura registrou 21.476 ligações, uma média de 3 mil/dia.
“Perguntas relativas aos decretos, renovação do cartão TRI, volta às aulas e descumprimento de regras ocupam a segunda posição na busca dos pedidos de informação, seguida pela localização dos postos de saúde. Na quarta e quinta posições estão o agendamento de atendimentos junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e informações sobre o Bota-Fora”, conta a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino.
O secretário Gustavo Ferenci explica que o número de ligações da semana passada que geraram protocolo, ou seja, que demandam serviços e acompanhamento da prefeitura, em sua maioria se concentrou nos serviços de água, esgoto e pluvial. “Na segunda posição recebemos pedidos de fiscalização por descumprimento das normas sanitárias e, na terceira, pedidos de vacina da Covid-19 para idosos e acamados”, afirma.
Além do telefone 156, o cidadão pode acessar os canais digitais da prefeitura. Confira:
Aplicativo #EuFaçoPOA - Oferece vários serviços públicos prestados pelo município aos usuários de dispositivos móveis, de forma ágil. Para acessar, basta fazer o download nas lojas de aplicativos oficiais em celulares Android ou Apple.
156Web - Recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. É possível registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, com acesso pela Central do Cidadão, e ainda conta com 156 chat para esclarecimento de dúvidas.
Lissandra Mendonça