Capital inicia estruturação da política pública do Cidade Educadora

09/03/2023 16:00
Vinny Vanoni / PMPA
Transparência e Controladoria
Capacitação reuniu 35 colaboradores integrantes do poder público, organizações sociais, instituições de ensino e empresas

A Oficina Cidade Humana, Eficiente, Sustentável e Inteligente (CHESI) foi concluída nesta quinta-feira, 9, com a apresentação do relatório final da construção coletiva realizada nos dias 15, 16, 23 e 24 de fevereiro, no auditório do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa). A ação, que teve como objetivo dar início à estruturação da política da Porto Alegre Cidade Educadora, faz parte do movimento na Capital gaúcha. 

A capacitação reuniu 35 colaboradores integrantes do poder público, organizações sociais, instituições de ensino e empresas. Os 20 princípios da Carta das Cidades Educadoras foram utilizados como referência inicial dos estudos.

"Usamos a plataforma CHESI e chegamos, por meio da análise das 40 perguntas respondidas pelos participantes, a três tripés fundamentais: política educativa ampla (direito à cidade educadora), governança e participação dos cidadãos (compromisso com a cidade) e educação para uma cidadania democrática e global (serviço integral das pessoas)”, destacou Susanna Schwantes, consultora de cidades inteligentes, facilitadora da oficina. 

Além da diretriz inicial da política, foi estabelecido como próximo passo a criação de Comitê Interinstitucional para Gestão do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora. “Na construção da nossa cidade educadora, precisamos ter sempre presente a representação do poder público, das organizações sociais, das instituições de ensino e das empresas. Uma cidade educadora precisa também aprender a ouvir as pessoas, buscar tornar seus territórios plataformas de educação inovadora, sempre estabelecendo as prioridades das próximas ações e colocando em prática projetos que fortaleçam a participação cidadã e melhorem a vida das pessoas”, explica o titular da Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.

Rede internacional - No dia 7 de março de 2023, Porto Alegre completou um ano do reingresso oficial à Rede Internacional das Cidades Educadoras, conjunto de municípios de diversos países que compartilham princípios básicos de educação.

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes