Cidadão pode avaliar consultas e exames de saúde pelo WhatsApp do 156

27/06/2024 09:42

O cidadão que consultou ou fez exames especializados nos hospitais e unidades de saúde de Porto Alegre pode responder a uma pesquisa de satisfação enviada pelo WhatsApp 51 3433-0156. Para isso, é necessário que o usuário autorize a emissão do questionário. O serviço está disponível desde essa quarta-feira, 26.

De acordo com o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Carlos Fett, a nova ferramenta é mais uma entrega da Central do Cidadão-156, lançada em fevereiro. Fett afirma que a central tem permitido o atendimento de secretarias e órgãos municipais, servindo de porta de entrada única das demandas junto ao município. “O investimento em tecnologia a serviço do cidadão é uma das prioridades deste governo”, destaca.

Com a nova ferramenta tecnológica será possível uma melhora a curto prazo nos processos de atendimento. “A nova ferramenta traz mais comodidade e facilidade à população, evitando deslocamentos às unidades de saúde para a confirmação de agendamentos e acesso ao cupom confirmatório”, diz o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

A diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, afirma que a funcionalidade, implementada no sistema Gercon, facilita a vida do cidadão e traz economia para a saúde, pois diminui o número de ausências nas consultas e exames, e, caso seja necessário para o paciente se ausentar, o próximo da fila é chamado.

Confirmações - A confirmação de vaga e de consulta foram mais duas entregas da Central do Cidadão em junho. Na confirmação de vaga, a pessoa marca a consulta especializada e entra para uma fila de espera. Quando surge a vaga, ela recebe uma mensagem via WhatsApp avisando a disponibilidade e questionando se ainda tem interesse. Já a confirmação de consulta ocorre alguns dias antes da data do agendamento, com o objetivo de evitar faltas ou atrasos.

 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça