Cidadãos buscam canais de comunicação da prefeitura para dúvidas de saúde
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das demandas mais recorrentes dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura, durante a semana compreendida entre 6 e 12 de setembro. Nesse período, o sistema recebeu mais de 11 mil ligações, a maioria delas vinculadas aos locais de vacinação para Covid-19, pedidos de informações sobre a segunda dose (principalmente Pfizer), dúvidas sobre agendamento e locais de vacina através do app 156+POA, bem como questões relacionadas ao esquema vacinal realizado no último sábado.
“Pedidos de informações sobre horários, itinerários e fiscalização de ônibus, desbloqueio do TRI, bem como dúvidas diante castração, divulgação de datas, previsão e informação para cadastrar animais, alem de questionamentos sobre a falta de água também foram demandas significativas”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de esgoto cloacal, pluvial, de água e conservação de vias com asfalto.
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 6 e 12 de setembro, a Ouvidoria recebeu 137 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à: 1º Vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; 2º Água e esgoto; 3º Fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas e 4º Educação.
Lucas Barroso