Cidadãos recorrem aos canais de atendimento da prefeitura para sanar dúvidas e abrir protocolos
A maioria dos cidadãos de Porto Alegre que procuraram as plataformas de atendimento da prefeitura durante a última semana, de 5 a 11 de abril, buscou informações sobre a vacinação contra a Covid-19 e decretos a respeito da pandemia, além de abrir protocolos ligados a serviços de água, esgoto, pluvial, falta de água e descarte irregular em diversos pontos da cidade.
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, responsável por gerenciar esses canais de atendimento, aponta que desde o início da vacinação, os maiores pedidos de informação referem-se a questionamentos relacionados à Covid-19. “Das 17.379 ligações que recebemos na última semana para o telefone do 156, as informações sobre a segunda dose da vacina e quais são os grupos prioritários do período lideraram as dúvidas da população”, ressalta o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, informações referentes ao Dmae estão na segunda posição. “As pessoas ligaram pedindo esclarecimentos sobre problemas relacionados à esgoto e segundo via de contas”, relata. Dados sobre o decreto municipal, especialmente no que diz respeito ao horário de funcionamento dos estabelecimentos e o que pode e o que não pode abrir estiveram entre as dúvidas dos cidadãos.
Uma das principais ferramentas de atendimento oferecidas pela prefeitura da Capital é o aplicativo #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações executadas por equipe da Procempa para oferecer serviços públicos com a máxima qualidade. Com celulares Android ou Apple, agora basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais.
Andrea Brasil