Congresso Porto Alegre Cidade Educadora começa nesta terça-feira

29/11/2022 08:48
Pedro Piegas / PMPA
68° FEIRA DO LIVRO
Gustavo Ferenci explica que participantes poderão conhecer diversas práticas educativas

Começa nesta terça-feira, 29, o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades. O evento, que segue na quarta-feira, 30, tem como palcos a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), campus da Capital, e também nove percursos distribuídos em seis rotas espalhas pela cidade. A programação completa está abaixo. As inscrições podem ser feitas aqui. O encontro é promovido pelo Movimento Porto Alegre Cidade Educadora

Na terça-feira, pela manhã, o público poderá assistir gratuitamente palestras com a representante do Brasil no Grupo Arquitetura e Infância da União Internacional de Arquitetos, Beatriz Goulart. Também ministram palestras a diretora da Delegação para América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras (Rosário/Argentina), professora Laura Alfonso, o representante da Universidade de Passo Fundo e Universidade Franciscana, professor Marcio Tasqueto, e o psicólogo e consultor do Porto Alegre Cidade Educadora Alexsandro Machado. Na ação, que será realizada das 8h30 às 12h, na UFSCPA, ainda estão previstas intervenções culturais com o rapper Gangster e a apresentação da orquestra Rosariense.

No mesmo dia, à tarde, os participantes poderão conhecer nove percursos em seis rotas programadas na atração Experiências Educadoras: Rota dos Museus, Rota da Inovação, Rota das Comunidades, Rota Territórios Negros, Rota das Escolas e Rota Mobilidade Humana. “Os participantes terão a oportunidade de vivenciar diferentes práticas educativas, por meio do contato com a cultura, com ecossistemas de inovação, arte e comunidade local”, destaca o secretário Gustavo Ferenci, titular da Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC).

Segundo dia – Em 30 de novembro, Dia Internacional das Cidades Educadoras, a Unisinos será a sede do Congresso. Durante a manhã, serão realizados debates sobre a decisão de ser uma cidade educadora, percursos e possibilidades, e novos caminhos para Porto Alegre. No turno da tarde, a temática permeia as interações digitais e os relatos do 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania. Estão previstas as apresentações da banda terminal 470, de Stevan Zanirati e a exposição faces educadoras.

Congresso Porto Alegre - Cidade Educadora     

Terça-feira, 29 - das 8h30 às 12h (UFSCPA - rua Sarmento Leite, 245)
9h - abertura 
10h - Mesa de Abertura: Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades
(Participantes: Beatriz Goulart (representante do Brasil no Grupo Arquitetura e Infância da União Internacional de Arquitetos), professora Laura Alfonso (diretora da Delegação para América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras - Rosário/Argentina) ,professor Marcio Tasqueto (Universidade de Passo Fundo/Universidade Franciscana) e Alexsandro Machado (psicólogo e consultor do Porto Alegre Cidade Educadora)
11h - Atração Cultural: Orquestra Rosariense e rapper Gangster
12h - Encerramento

14h às 17h30 - Rotas de Experiências Educadoras
Cada participante poderá participar de apenas uma.
As rotas dos museus
Conheça abaixo as rotas disponíveis:
Rota 1 – Rota dos Museus - Inscrições encerradas 
Rota 2 – Rota da Inovação - Inscrições encerradas 
Rota 3 – Rotas das Comunidades - aqui.
Rota 4 – Rota Territórios Negros - aqui
Rota 5 – Rota das Escolas - aqui
Rota 6 – Rota Mobilidade Humana - aqui

 
Quarta-feira, 30 - das 9h às 17h30 - (Unisinos Porto Alegre - avenida Nilo Peçanha, 1600)
9h - credenciamento
9h30 às 10h - Coffee + Atração Cultural: Stevan Zanirati
10h às 11h30 - Mesas Redondas (simultâneas):
Mesa Redonda: A decisão de ser uma Cidade Educadora, percursos e possibilidades.
(Participantes: professores Valter Morigi (Porto Alegre), Rodrigo D. Smolareck (Alegrete - a confirmar) e Anita Carneiro (Porto Alegre).
Mesa Redonda: Novas direções Porto Alegre Cidade Educadora.(Participantes: coordenadores dos Grupos de Trabalho Porto Alegre Cidade Educadora)

12h às 13h – Almoço.
13h – credenciamento
13h30 às 14h30 - Palestras Temáticas (simultâneas):
Palestra: Mapeamento da Cidade Educadora (Participante: professor Daniel de Andrade Bittencourt – Porto Alegre)
Palestra: Relatos do 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania
(Participantes: Sociedade Civil Organizada que promoveu o 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania)
14h30 às 16h30 - Sessões Técnicas - Apresentação de Trabalhos/Relatos de Experiências
16h00 - Momento Network com café + Exposição Faces Educadoras + Atração Cultural: banda terminal 470
17h00 – Encerramento

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes