Dia da Transparência qualifica prefeitos das praças para atender demandas da população
Com o objetivo de apresentar a estrutura da gestão pública e o funcionamento dos diferentes órgãos municipais, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu nesta quarta-feira, 20, no auditório da prefeitura, o Dia da Transparência para os 18 prefeitos das praças. Eles foram nomeados e exercem cargo voluntário, de acordo com decreto do Executivo Municipal de junho deste ano. O encontro, de forma presencial e on-line, foi o primeiro com o grupo e teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre temas como iluminação pública, podas de árvores, manutenção e instalação de brinquedos.
Também participaram da reunião gestores das pastas da Governança e das Parcerias Estratégicas, além de servidores da Secretaria de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e Departamento Municipal de Águas e Esgotos. O secretário da SMTC, Gustavo Ferenci, disse que a oportunidade foi para interlocução, além de marcar o início de um treinamento contínuo que visa preparar os responsáveis pelos espaços públicos para poderem encaminhar bem e com rapidez as demandas da população. “Esta parceria é fundamental e agradecemos muito porque terá um efeito enorme para a nossa cidade nos próximos anos”, disse.
Os participantes relataram como utilizam os canais de comunicação com a prefeitura através do 156+POA e 156 Web. Fizeram sugestões para agilização dos atendimentos pela Central do Cidadão, ferramenta de demanda de serviços da administração pública. Os prefeitos nomeados têm à disposição email prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br para a formalização das solicitações.
O Prefeito da Praça zela pelos equipamentos públicos, acompanha serviços de manutenção, comunica ao poder público ou adotante eventuais problemas, além de buscar parceiros que possam contribuir com a conservação do espaço.
Gilmar Martins