Encontro de Governo Digital reúne secretários e gestores de projetos   

11/08/2022 16:44

Com o objetivo de divulgar os 12 principais projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) e buscar novas soluções para a transformação digital de Porto Alegre, a prefeitura promoveu o 1° Encontro de Governo Digital. O evento aconteceu na manhã de quinta-feira, 11, na Unisinos Porto Alegre, e reuniu o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, secretários municipais, gestores de projetos e representantes das secretarias.

“Nosso caminho é ter o governo cada vez mais na palma da mão, próximo das pessoas, integrado e funcionando de maneira fluida”, destacou Gomes. De acordo com ele, muitas iniciativas já estão em andamento, mas necessitam de maior aprimoramento. “É a população que utiliza os nossos serviços, por isso precisamos buscar alternativas digitais que facilitem a vida de todos”, conclui.

O Programa de Governo Digital (PDG), liderado pelo secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, tem premissas com foco principal no cidadão, mas que também impactam no funcionamento da administração pública. “O PDG também existe para engajar as pastas dentro de temáticas, aprimorando os projetos já existentes e pensando em novas alternativas”, explicou.

Cultura Digital

Atualmente, a prefeitura tem à sua disposição cerca de 270 sistemas desenvolvidos e que devem ser integrados à medida que surgirem novas necessidades. “Impactamos a vida do cidadão desde a barriga da mãe, passando por todas as fases do seu desenvolvimento por meio dos serviços digitais oferecidos pela prefeitura”, explicou a presidente da Procempa, Letícia Batistela.

Neste sentido, o secretário municipal da Transparência, Gustavo Ferenci, destacou o uso correto da tecnologia. “Estamos imersos em um ambiente tecnológico. Mas ainda precisamos investir em cultura digital para sabermos usar todo o potencial que a tecnologia nos proporciona”, salientou.

Já o titular da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Urbano Schmitt destacou o esforço para criar um modelo de governo digital voltado ao cidadão. “Acima de tudo, participamos como viabilizadores deste processo, pois garantimos o alinhamento de todas as iniciativas ao planejamento estratégico da gestão e buscamos os financiamentos necessários para tirar os projetos do papel”, afirmou.


Projetos Prioritários do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) 

Central do Cidadão: consiste em um transformação tecnológica e de relacionamento do cidadão com os diversos órgãos da administração pública municipal. A Central do Cidadão será  uma plataforma única de entrada para todas as demandas da população. 
 
Escritório de fiscalização: visa unificar a fiscalização municipal. Atualmente, oito órgãos realizam este serviço.
    
Reurb Digital: sistema de informação que tem o objeto de ser um grande banco de dados das áreas irregulares do município. Tem o objetivo de monitorar os processos de regularização fundiária, garantir maior comunicação com os moradores das áreas e transparência nos dados.

Papel Zero: a ideia é que toda gestão de Porto Alegre migre para um ambiente mais digital. 

Plataforma de Gestão Educacional: irá instrumentalizar a prática docente, qualificar a gestão escolar e viabilizar que os responsáveis pelos estudantes monitorem, em tempo real, a frequência e o rendimento escolar. 

Cidadão Digital: funcionalidade dentro do aplicativo 156+POA. Este projeto permite que os dados dos recém-nascidos de Porto Alegre sejam disponibilizados de forma digital para seus responsáveis.

Geoportal POA: objetivo de disponibilizar informações geográficas e territoriais do município aos cidadãos. .  

Cercamento eletrônico: Porto Alegre está sendo cercada por câmeras. Além do monitoramento de veículos, há o controle dos espaços públicos. Além das câmeras, a prefeitura investe em inteligência artificial. 

Protege: sistema informatizado para serviços que compõem a rede de assistência social no município.  

Sistema de Prontuário Eletrônico: funcionalidade dentro do APP 156+POA. O cidadão pode verificar exames e medicamentos através desta ferramenta.  

Novo Portal de Transparência: o atual Portal de Transparência, embora atenda todos os requisitos da legislação vigente, necessita de aperfeiçoamento tecnológico. Um novo será mais moderno, intuitivo e com melhor usabilidade.

Licenciamento no dia: busca acelerar, em até 24 horas, o licenciamento de obras de baixo e de médio impacto e sem restrições administrativas.

Cláudia Fleury e Liana Rigon

Cristiano Vieira