Encontro reúne 520 fiscais de contrato e ordenadores de despesa para capacitação
A Prefeitura de Porto Alegre promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), encontro com 520 fiscais de contrato e serviço e ordenadores de despesa. A ação, que teve o objetivo de capacitar os servidores para as funções, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.
Segundo o prefeito Sebastião Melo, o governo precisa seguir trabalhando com firmeza na desburocratização da gestão municipal. "O serviço público ainda sofre com a 'burrocracia' de uma época que devia ficar apenas na lembrança. Papel e carimbo não resolvem mais nenhum problema, o que precisamos é modernizar os processos e de metas consistentes focadas na resolução dos problemas que atingem a cidade", reforça o prefeito.
O controlador-geral do Município, Silvio Zago, a diretora de despesa Sandra Batistella e a assessora Adriana Duarte, da Assessoria de Inteligência e Prevenção à Corrupção (AIPC), explanaram sobre os avanços do sistema de controle interno e ressaltaram os aspectos relevantes da nova ordem de serviço sobre a fiscalização de contratos e serviços e decreto de adiantamento de importância.
Para melhorar os processos, a SMTC disponibilizou duas cartilhas em mobile, uma para os ordenadores de despesa e fiscais de contrato e a outra para o fornecedor. “A qualificação é primordial para que os gestores tenham cada vez mais autonomia”, conclui o titular da SMTC Gustavo Ferenci.
Estiveram presentes o secretário-adjunto Carlos Fett e a vereadora Monica Leal.
Gilmar Martins