Ferramentas de comunicação da prefeitura com cidadão são tema de treinamento

03/05/2021 11:51

Representantes das secretarias municipais de Porto Alegre tiveram a oportunidade de compreender melhor as ferramentas de comunicação entre a prefeitura e a população durante o Dia de Transparência, realizado pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), na última sexta-feira, 30. O evento é realizado semanalmente, com o objetivo de apresentar e compartilhar as demandas e informações referentes à SMTC às demais secretarias e órgão municipais.

“Nas nossas plataformas do 156, o cidadão encontra informações sobre o coronavírus, serviços de saúde e mais de 40 tipos de solicitações de serviços relacionados à zeladoria da cidade, tais como água e esgoto, árvores, limpeza urbana, saúde, mobilidade urbana, praças e iluminação pública - o que garante mais transparência e eficiência na comunicação entre o Executivo e as pessoas”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.

Para a coordenadora da unidade de relacionamento com a sociedade, Adriana Gambino, a treinamento foi um momento de conectar os servidores para que todos tenham condiçoes de melhor atender ao cidadão. “Esperamos que nossos interlocutores tenham saído fortalecidos deste encontro, pois, nossa equipe tem objetivo de acelerar a qualidade na prestação de serviços públicos municipais, e serão esses servidores os elos em cada secretária e órgão da prefeitura para se fazer cumprir esta missão”, declara. 

Durante a última semana, compreendida entre os dias 25/04 e 02/05, o telefone 156 recebeu mais de 19 mil chamadas. A maioria dos protocolos abertos foram relacionados a serviços de água, esgoto, pluvial e descarte irregular. Quanto aos pedidos de informações, as maiores demandas ainda são relacionadas a dúvidas sobre a Covid-19, tais como a vacina para profissionais de saúde, faixa etária, documentos para comprovação e previsão para novos grupos. Entre as principais buscas estão ainda as solicitações por informações de horário e itinerários de ônibus, informações do TRI, negociação de débitos junto à Secretaria da Fazenda, parcelamento de IPTU, acesso a certidões e informações do DMAE.

Lisie Bastos Venegas

Elisandra Borba

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