Informações sobre IPTU respondem por metade das ligações do 156 na semana

06/01/2023 10:37

Na semana entre 30 de dezembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 18.494 ligações. O aumento é de 184% em relação à semana interior. A maior parte (49,29%) teve como destino informações relacionadas a atualização de cadastro, guia de pagamento de IPTU, solicitação das guias por e-mail e situação cadastral.

Também foram registrados pedidos sobre vazamento na rede, contas de água (emissão de 2° via e trocas de titularidade), paradas operacionais, verificação de falta de água e verificação de hidrômetro (23,65%). Foram questionados os horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, apresentação do condutor, que representaram demandas significativas (14,15%). 

"A população solicitou também informações sobre atendimento nas unidades de saúde, locais de vacinação e consultas, além de descarte irregular (denúncia e recolhimento), coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias publicas”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, sobre 4,58%dos pedidos. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e falta de água.

WhatsApp - A prefeitura, por meio da SMTC, já realizou 87.427 mil atendimentos desde o lançamento do WhatsApp do 156 - (51) 34330156 - em 3 de janeiro de 2022. Deste total, 66.218 mil (75,74%) são referentes ao atendimento via chatboot (robôs que interagem com usuários, automaticamente, usando inteligência artificial para solucionar dúvidas ou fornecer outras informações) e 21.209 mil (24,26 %) ao atendimento realizado por profissionais. Atualmente, são 16 opções: trânsito e transporte, água e esgoto, zeladoria: árvores e tapa-buracos, impostos e taxas, fiscalizações, serviços de saúde, assistência social – Fasc, iluminação pública, Procon, limpeza urbana – DMLU, agendamento da orla, dengue, Escritório de Licenciamento, castração de cães e gatos, Previmpa e Mais Comunidade.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 30 de dezembro de 2022 até 5 de janeiro de 2023, a Ouvidoria recebeu 123 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviços urbanos, (poda de árvores), saneamento, educação e saúde.

Cláudia Fleury

Cristiano Vieira

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