Informações sobre vacinação para Covid-19 são as mais buscadas nos canais de comunicação da prefeitura

08/09/2021 10:38

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das maiores demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura entre 30 de agosto e 5 de setembro. O sistema recebeu mais de 14 mil ligações, a maioria delas relacionadas a locais de imunização para Covid-19, informações para grupo de comorbidades, segunda dose das vacinas (principalmente Pfizer), agendamento e locais de vacinação através do aplicativo 156+POA, além de pedidos de informações sobre terceira dose e questionamentos a respeito de sobra de segunda dose. 

“Pedidos de informações sobre horários, itinerários e fiscalização de ônibus, desbloqueio do TRI também foram demandas significativas. Além disso, a população questionou sobre falta de água e divulgação de datas, previsão e informação para castração de animais”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água e de esgoto cloacal, serviço pluvial, descarte irregular de lixo em via pública e conservação de vias com asfalto. 

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a Ouvidoria recebeu 164 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria e poda de árvore; seguindo por água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; Saúde/Covid-19; limpeza urbana e trânsito e transporte.

 

 

Lisie Bastos Venegas

Andrea Brasil