Mutirão de serviços da prefeitura atende 150 pessoas no Centro Histórico

11/12/2025 18:59
Alex Rocha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Resultados demonstram a importância de aproximar os serviços públicos da rotina das pessoas

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) realizou, nesta quinta-feira, 11, mais uma edição do Mutirão de Serviços ao Cidadão, no Centro Histórico. A ação levou para a rua Siqueira Campos, em frente ao prédio administrativo Intendente José Montaury, equipes do 156 – Central do Cidadão, Procon, Sine, CadÚnico, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Ouvidoria-Geral, EPTC e organizações parceiras, reunindo em um só espaço serviços essenciais para facilitar o acesso à população. Ao longo do dia, cerca de 150 pessoas buscaram atendimento nos diferentes serviços ofertados.

Os moradores de Porto Alegre receberam orientações sobre direitos do consumidor na unidade móvel do Procon, puderam abrir protocolos no 156, atualizar ou realizar o cadastro no CadÚnico e buscar informações sobre vagas de emprego com o Sine Municipal. A Smed atuou nas inscrições da educação infantil, que seguem abertas exclusivamente por meio do WhatsApp do 156 até 19 de dezembro. Houve ainda apoio de serviços de saúde oferecidos pelo Instituto Moinhos Social, ações educativas de trânsito da EPTC e atividades do Imama voltadas ao autocuidado, além da arrecadação de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade, promovida pelo Gabinete da Primeira-Dama.

De acordo com a secretária municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal, os resultados demonstram a importância de aproximar os serviços públicos da rotina das pessoas. “Sabemos que os atendimentos tradicionais funcionam diariamente, mas os mutirões garantem um modelo diferenciado, com equipes multidisciplinares, integração entre os órgãos e apoio de parceiros da saúde. Isso permite que o cidadão resolva várias demandas de forma rápida e no mesmo lugar”, destacou.

Mais proximidade – A SMTC também trabalha em um calendário permanente de ações itinerantes para 2026, reunindo serviços do Procon, 156 – Central do Cidadão e demais estruturas da secretaria. A proposta é que a população possa se programar ao longo do ano e ter acesso aos atendimentos em diferentes regiões da cidade. Com a boa adesão do público nesta edição, a SMTC reforça que seguirá promovendo novas ações nos bairros e no Centro, ampliando a participação social e fortalecendo a relação entre o cidadão e o poder público.

 

Josh Bitencourt

Gilmar Martins