Novo sistema de relacionamento com a população vai passar por consulta pública

09/04/2021 18:23
Jessica Lírio/SMTC PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Projeto faz parte da meta da prefeitura de dar respostas mais rápidas aos cidadãos

O relacionamento da prefeitura com a população será qualificado por um novo sistema, que passará antes por uma consulta pública. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Nesta sexta-feira, 9, foi feita uma reunião preparatória para debate sobre os principais pontos da consulta, que tem lançamento previsto para o próximo dia 19 de abril.

"Com o novo sistema, pretendemos dar respostas mais rápidas às pessoas em diferentes áreas atendidas pelo setor público", enfatizou o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci. Participaram também os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e de Inovação, Fernando Mattos.

Ferenci explica que a empresa especializada em solução tecnológica que vai implementar o serviço será selecionada por meio de pregão eletrônico. A operação do sistema deverá ser feita na modalidade omnichannel - que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento ao público-alvo. "Precisamos aprimorar nosso portal web, aplicativo móvel, atendente virtual inteligente, geração de painéis de gestão e disponibilização de dados em formato aberto”, diz o secretário de Inovação. 

A secretária adjunta de Transparência e Controladoria, Luciane Rache, que está a frente do projeto, destaca a importância da Carta de Serviços (acessável pelo site da prefeitura), de pesquisa de satisfação, suporte técnico, treinamento e de ferramenta e consultoria para adequação e automação de serviços públicos, com metodologia de mapeamento de processos, integrada aos sistemas existentes na Capital. 

Como participar - Os documentos da consulta pública serão disponibilizados no link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ppp/default.php?p_secao=2178 a partir do dia 19 de abril. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 11 de maio.

Dentro do prazo da consulta, também será realizada audiência pública, em data e local a serem divulgados. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldeservicos@portoalegre.rs.gov.br.

  

 

Lisie Venegas

Rui Felten