Ouvidoria do Município promove Dia de Transparência
A Ouvidoria-Geral de Porto Alegre promoveu, na manhã desta quarta-feira, 8, o evento Um Dia de Transparência, no auditório da prefeitura. O objetivo foi apresentar aos servidores os resultados e projetos do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, compartilhar as demandas e informações referentes à secretaria é um compromisso de gestão. “A transparência e eficiência nos serviços prestados pela Ouvidoria são nossa prioridade”, afirma.
O coordenador da Ouvidoria-Geral, Marcos Corrêa, lembra que o setor foi instituído em 2017 e desde então não parou de crescer, sobretudo após a disponibilização, em 2019, do me-Ouv (Sistema de Ouvidoria Municipal). “Em outubro deste ano, a Ouvidoria-Geral comemorará cinco anos de instituição. Muito se avançou em implantar a cultura da resposta no município, de proporcionar um canal efetivo de participação popular e melhoria dos serviços municipais".
Entre os dias 1 de janeiro e 6 de junho, a Ouvidoria recebeu 3.831 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme Corrêa, as secretarias mais demandadas foram Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dia de Transparência - A SMTC tem empreendido diversas iniciativas para reforço da transparência pública e melhora da prestação dos serviços municipais. Dentre as ações, destaca-se o conceito Um Dia de Transparência, quando são realizados seminários, cursos e formações continuadas promovidas pelos órgãos da pasta.
Gilmar Martins