Ouvidoria-Geral registra mais de 6,5 mil manifestações em nove meses
A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), que integra a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), recebeu 6.534 mil manifestações de 1° de janeiro a 30 de setembro de 2022. Um número significativo em comparação com os anos anteriores.
Desde a criação da OGM, em 5 de outubro de 2017, há exatos cinco anos, por meio do decreto nº 19.849, o contato com a sociedade só tem aumentado. No primeiro ano, o órgão recebeu 638 manifestações. No segundo ano, os números chegaram a 2.932. Em 2019, houve novo incremento e terminou o ano com 3.138 manifestações recebidas. No ano seguinte, em 2020, foram realizadas 5.118 manifestações. Já em 2021, foram recebidas 7.846 manifestações. E somente de 1°de janeiro a 30 de setembro deste ano foram 6.534 manifestações.
“Faz pouco tempo que transformamos a insatisfação do cidadão em agradecimento, através da OGM”, afirma o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. Conforme Ferenci, o órgão vem cumprindo a cada dia mais o seu papel: tornar-se um canal de efetiva participação social na administração municipal. “Com certeza este aumento relevante é devido ao crescimento das solicitações no primeiro nível de atendimento, o 156, e por reconhecimento da OGM como órgão mediador”, conclui Ferenci.
A Ouvidoria é o setor responsável por receber as reclamações sobre as solicitações já dirigidas à prefeitura, mas que não foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro da reclamação é realizado por meio da plataforma me-Ouv, sistema próprio da administração municipal, no qual é necessário informar o número de protocolo fornecido pelo Atendimento 156 para a solicitação inicial. O setor também recebe do cidadão elogios, sugestões e denúncias.
Atendimento Ouvidoria
Para registrar manifestação na plataforma me-Ouv, clique aqui.
Em caso de dúvida, o e-mail é: ouvidoria@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3389-1200.
Gilmar Martins